Recentes

domingo, 10 de junho de 2018

Propriedades da Lima

Lima (Citrus aurantium subsp. bergamia (Risso) & Arm.)

Nome popular: Lima
Outros nomes: Laranjeira-da-china, laranja-doce, laranja-cavalo, laranja-azeda, etc.
Nome científico: (Citrus aurantium subsp. bergamia (Risso) & Arm.)
Família: Rutaceae
Origem: Índia e sul da Ásia

Propriedades e apresentação:

A lima é uma árvore de pequeno porte, de ramos espinhosos, sendo os espinhos pequenos, agrupados e numerosos; casca de cor pardo-acinzentada; brotos verde-claros, tornando-se depois mais escuros.

Possui folhas ovais, verdes e brilhantes, com as margens dentadas. As usas flores pequenas, auxiliares, são dispostas em cachos com corola alva.

O fruto da lima é tipo hesperídio, arredondado ou oblongo, geralmente provido de mamilo, de coloração amarelo-clara, casca fina.

A polpa esverdeada, doce, ligeiramente amarga envolvendo as sementes pequenas, ovais, pontudas. A lima frutifica no inverno; É alcalinizante e combate a falta de vitamina C. REF:- Frutas de A a Z.- - mcientífica.

Emprego e utilização da planta:

É utilizada para temperar e amaciar carnes, aves e peixes e não confere seu sabor próprio e distinto aos pratos (ao contrário do limão).

Uso medicinal:

Utilizada para combater dores de cabeça, combater o ácido úrico, problemas respiratórios, tratamento da cólera, combate da asma, ajuda na prisão de ventre, no combate a pneumunia, etc.

Cuidados e prevenção:

Sua casca contém Psoralem, portanto deve-se evitar contato com a pele, pois esta substância aumenta a sensibilidade ao sol provocando manchas na pele.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário