Recentes

domingo, 17 de junho de 2018

Propriedades do Marmelo

Marmelo (Cydonia oblonga Mill.)

Nome popular: Marmelo
Outros nomes: Quince (Inglês), membrillo (espanhol) coin g (francês), cotogna (italiano)
Nome científico: (Cydonia oblonga Mill.)
Família: Rosaceae
Origem: Ásia e Europa

Propriedades e apresentação:

O marmelo vem do Sudoeste Asiático de clima moderado e é conhecido há cerca de 4 mil anos. Os gregos, consagravam estas "maçãs de ouro" à deusa Afrodite e na Croácia são símbolos de fertilidade e vida.

O marmeleiro, é uma pequena árvore, único membro do gênero Cydonia, da família Rosaceae, cujos frutos são chamados marmelos. É originário das regiões mais amenas da Ásia Menor e Sudoeste da Europa. Também é conhecido pelos nomes de marmeleiro-da-europa, marmelo.

O marmelo é uma fruta ácida (mesmo depois de cozida), de perfume forte, mas agradável, e de polpa dura. Geralmente, o marmelo não é consumido ao natural.

O marmelo cru é uma boa fonte de vitamina C, mas, durante o cozimento, se perde grande parte dessa vitamina. Contém também vitaminas do complexo B e alguns sais minerais. É adstringente, fortificante do aparelho digestivo.

Constituintes químicos: açúcares, ácido tártrico, ácido tânico, amigdalina, mucilagem, pectina, propectina, proteína, sais minerais (fósforo, cálcio, ferro), taninos, vitamina C, vitaminas do complexo B. REF:- Frutas de A a Z.- - mcientífica.

Emprego e utilização da planta:

Embora não seja consumido ao natural, é indicado para confecção de doces em pasta (marmelada) ou geleia, xaropes e licores.

Uso medicinal:

Possui propriedades adstringente, antisséptica, antidiarreica, antiespasmódica, calmante, nutriente. Indicado no tratamento de queimadura, inflamações de garganta, diarreia, cólica, convalescência, edema traumático, nevralgia facial, fissura na pele. Uliza-se as folhas, frutos, sementes.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário