Recentes

sábado, 14 de novembro de 2020

Alecrim - Suas propriedades terapêuticas

Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Imagem:de Samuele Schirò por Pixabay 
Nome popular: Alecrim
Outros nomes: Alecrim-da-horta, rosmarinho, alecrim-de-jardim, alecrinzeiro, alecrineiro
Nome científico: (Rosmarinus officinalis)
Família: Lamiaceae
Origem: Região do Mediterrâneo

Propriedades e apresentação:

O alecrim, é um arbusto sempre verde de 1 a 2 metro de altura, ramificado de folhas opostas, numerosas, estreitas, lineares, com bordos fortemente reflexos, sésseis, verde carregado, glabros na face superior e com pelos estrelados e brancos na face inferior.

Suas flores são da cor branco-lilás, com faixas violeta nos lobos, dispostos em cachos curtos ou somente nas ramificações auxiliares, munidas de brácteas decussadas e tendo na sua axila uma flor acompanhada de duas brácteas laterais estriadas. Corola bilabiada, sendo o lábio superior bifido e o inferior trilobado.

O alecrim é erva aromática e de efeito calmante, digestivo, além de ser um ótimo tempero. Denominado também alecrim-de-jardim, ou alecrim-romarinho.

Existem algumas variedades desta planta na América do Sul. Ela prefere as terras arenosas, produzindo abundantes folhas muito pequenas.

O alecrim floresce durante toda a primavera e o verão, despedindo um agradável aroma; sendo também um excelente tônico, estimulante dos nervos e calmante.

Emprego e utilização da planta:

Utilizado nas indústrias de alimentos e de medicamentos, devido às suas propriedades aromática, antioxidante e antimicrobiana.

Uso medicinal:

Indicado para o tratamento da inflamação do fígado e dos rins, doenças de pele, resfriados, contusões, cefalalgias, dores dos rins, febre do tifo, angústia, depressão, dismenorreia, queda do cabelo, exaustão física e intelectual, usado ainda como carminativo e cicatrizante.

Considerado  um tempero importantíssimo na culinária, também é utilizado como calmante em forma de chá, e de propriedades eficaz contra o estresse. Pega de galho.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário