Recentes

sábado, 10 de novembro de 2018

Alho - Suas propriedades terapêuticas

Alho (Allium sativum L.)

Nome popular: Alho
Outros nomes: Alho, alho-manso, alho comum, alho-da-horta
Nome científico: (Allium sativum L.)
Família: Liliaceae
Origem: Oriente e da Europa Meridional

Propriedades e apresentação:

Desde a antiguidade, o alho tem sido muito apreciado. Os romanos, por exemplo, sabiam que o alho proporciona força e resistência para os trabalhos pesados. Por isso, davam de comer alho aos seus soldados antes das marchas fatigantes.

Na época atual, devido aos extraordinários resultados obtidos pelo Dr. Eugênio Marcovici no combate as mais perigosas enfermidades intestinais, despertou-se na Áustria o interesse do público por este excelente meio curativo.

A respeito disto, a revista "Clínica Semanal" comentou: "Baseando-se em antigas experiências da ciência, o Dr. Marcovici emprega o alho para deter o desenvolvimento das bactérias no intestino.

Em todos os casos de catarros intestinais crônicos se obteve um rápido desaparecimento dos desagradáveis sintomas, uma volta gradual do apetite e um efeito benéfico sobre todo o organismo, sem nenhum resultado desfavorável.

Casos mais ou menos graves de disenteria também foram tratados com alho, e se obtiveram êxitos tão notáveis que os sintomas, mesmo de enfermidades como a cólera, tinham desaparecido ao cabo de três a cinco dias."

As interessantes comprovações feitas alguns anos atrás pelo Dr. Helle, de Berlim, sobre o grande poder medicinal do alho, muito contribuíram para que o público e também a ciência dirigissem sua atenção a esse maravilhoso meio curativo.

Na Espanha e na América Latina, o Prof. Nicolás Capo tem sido o incansável propagador das propriedades miraculosas do limão, da cebola e do alho, pois ele tem conseguido surpreendentes curas com o emprego desses três meios terapêuticos.

Da mesma maneira que o limão e a cebola, o alho não somente é um valioso fator curativo, mas também um excelente meio de prevenção de muitas enfermidades. O alho, como também a cebola, serve para combater o escorbuto.

Antigamente, quando as viagens marítimas duravam vários meses, os marinheiros levavam consigo grandes quantidades de alho e cebola, protegendo-se assim do escorbuto.

Realmente eles ficavam protegidos desta doença, ainda que a escolha de outros alimentos apropriados fosse geralmente muito escassa.

Além das enfermidades já mencionadas, o alho e seu suco aliviam e curam:

Bronquite, diarreia, calcificação das artérias, vermes intestinais, hemorroidas, varizes, enfermidades dos rins, da bexiga e da vista, dores de cabeça, enxaqueca, obesidade, hidropisia, tumores, herpes, afecções da pele, melancolia, histeria, reumatismo, gota, hipocondria, palpitações do coração, sensação de medo, inflamações da mucosa, ajuda as mulheres na menopausa, tifo, prisão de ventre, mal-estares pela paralisação do fígado e do baço, perturbações do metabolismo, acumulação de substâncias estranhas, nefrite, desarranjos estomacais, falta de apetite, tosse, rouquidão, catarros, nervosismo, abscessos pulmonares, asma, etc.

Como muitas pessoas, jovens e idosas, sofrem de vermes intestinais, indicamos o suco de alho como um dos melhores meios naturais para combatê-los.

Aquele que quiser proteger-se da calcificação das artérias, da pressão arterial e de um envelhecimento rápido, deve comer regularmente alho cru.

Na Espanha e na América Latina, o Prof. Nicolás Capo tem sido o incansável propagador das propriedades miraculosas do limão, da cebola e do alho, pois ele tem conseguido surpreendentes curas com o emprego desses três meios terapêuticos.

Da mesma maneira que o limão e a cebola, o alho não somente é um valioso fator curativo, mas também um excelente meio de prevenção de muitas enfermidades. O alho elimina os velhos resíduos do organismo, facilitando seu trabalho, que é tão pesado, e purificando o aparelho digestivo.

Ademais, o alho é um grande inimigo do ácido úrico e prolonga a vida de quem o consome habitualmente e em boa quantidade. Aquele que não deseja convencer-se disto somente com palavras, deve fazer uma viagem aos países balcânicos, onde vive a maioria das pessoas consideradas as mais velhas do mundo.

A população dessa região da Europa é composta principalmente por camponeses, e, entre seus alimentos preferidos estão a cebola e o alho, como também o mel e o iogurte.

O suco de alho contém vitaminas C e K, e vários sais minerais: enxofre, fósforo, silicatos e iodo.

Seu abundante conteúdo de fósforo e enxofre, faz que o alho seja um alimento especial para os nervos, e a vitamina K que possui serve para combater as hemorragias de qualquer classe.

Não podemos negar que a transpiração dos que comem alho é desagradável. Mas isto acontece somente no inicio, quando as toxinas contidas no organismo são eliminadas devido a ação purificadora do alho; pois quando o alho já está sendo consumido por bastante tempo e o organismo está livre de substâncias venenosas, desaparece esse odor desagradável.

Muitos benefícios se conseguem comendo cada dia bastante alho cru nas refeições e nas saladas. Não é difícil acostumar-se a comer os dentes de alho com um pedaço de pão, mastigando-os bem.

O número de dentes de alho que se pode comer diariamente, depende do costume de cada pessoa. Logicamente o efeito será mais extraordinário fazendo a cura com o suco de alho cru.

Para obter o suco de alho, trituram-se ou moem-se dez, quinze, vinte ou mais dentes de alho. Depois, misturam-se os dentes de alho com o suco de dois ou três limões e deixa-se bem tampado durante a noite.

No dia seguinte, mexe-se bem o suco e toma-se uma colher pequena cada hora. Devido a que o leite combina muito bem com a cebola e o alho, muitos naturistas, recomendam tomar o suco de alho com leite.

Para combater a tosse, a rouquidão, os catarros, etc., é apropriado ferver juntos o leite, o alho e a cebola, e depois acrescentar-lhe bastante mel.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


7 comentários:

  1. muito bom mesmo o alho

    ResponderExcluir
  2. Srs.estava com enorme problema de hemorroidas ardencua no canal constante e obvio um enorme desconforto...apliquei juntamente com o gel lubrificante alho triturado...o resultado e surpreendente, em primeiro instante ele provoca uma ardencia, mais posteriormente vai desaparecendo a sensacao e um conforto maior...creio q este ehh o remedio q faltava, estou bem confiante, pois ja tinha tentado algumas tecnicas...como gelo..banho de assento ( com cebola ) foi bom tbem maus processo mais lento...o alho acho q foi mais efetivo...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação. Volte sempre

    ResponderExcluir
  4. minha mae ama alho e adorou o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que sua mãe gostou do blog. Não se esqueça de divulgar nosso blog com os seus amigos.
      Abraço.

      Excluir
  5. gostei di mais este blog e otimo,sou um devorador de alho,em casa no trabalho,cebola meia cebola por dia,devoro linhaça,gegilim,semente de abobora , ja estou divulgando o seu blog.

    ResponderExcluir