Recentes

sábado, 14 de dezembro de 2019

Losna - Suas propriedades terapêuticas

Losna (Artemísia absinthium L.)

Nome popular: Losna
Outros nomes: Erva-dos-vermes, Absinto, Erva santa
Nome científico: (Artemísia absinthium L.)
Família: das Compostas
Origem: África

Propriedades e apresentação:

Erva que cresce até um metro de altura, aproximadamente. Dá em moitas. Folhas penatífidas, de cor glauco-esbranquiçada, algo prateada. Sabor amargo. Flores amarelas.

Usada no tratamento dos rins, estômago, icterícia, digestão deficiente, gastralgia, hidropisia, respiração difícil, ardor do estômago, falta de apetite, gripe, comichão na pele, secreção difícil da urina, histerismo, escrofulose, leucorreia, menstruação difícil e dolorosa, envenenamentos e epidemias de qualquer espécie.

Emprego e utilização da planta:

Estimulante do apetite, vermífugo, etc. Se misturado ao fumo de rolo o chá e bom contra insetos.

O mau hálito se pode combater facilmente com gargarejos e uma cura de chá de losna.

Uso medicinal:

Empregada no tratamento de: catarros, cólicas, diarreia, envenenamentos, escrófulas, estômago (perturbações gástricas diversas), flores-brancas, falta de apetite, fígado (afecções diversas), gripe, hidropisia, histerismo, mau hálito, menstruação difícil e dolorosa. Em doses maiores que a indicada abaixo, age como emenagogo, febrífugo, vermífugo.

Para dores de ventre, ventosidades, diarreia, cólicas, vômitos, etc., deve, além do chá de losna, aplicar-se cataplasmas quentes com folhas desta planta, sobre o ventre. Em substituição às cataplasmas, podem usar-se compressas. Molha-se um pano em chá quente, pondo-se outro pano seco em cima. Cobre-se o enfermo com um ou mais cobertores.

Uma cura com chá de losna é muito benéfica. Limpa e regulariza o funcionamento de diversos órgãos: estômago, fígado, rins, bexiga e pulmões. Já se têm conseguido bons resultados, com o chá de losna, no combate à tísica.

Parte usada:

Folhas e flores.

Dose:

20 gramas para um litro de água. Do chá toma-se uma colher de sopa, de hora em hora.

A dor de dente desaparece, mantendo na boca, durante um bom espaço de tempo, uma determinada quantidade de chá quente de losna; depois se cospe o líquido e renova-se o tratamento.

Cuidados e prevenção:

Não deve ser consumido por mulheres grávidas.

Fonte de pesquisa: As Plantas curam, Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário