Recentes

sábado, 26 de setembro de 2020

Rabanete - Suas propriedades terapêuticas

Rabanetes (Raphanus sativus L.)

Nome popular: Rabanete
Nome científico: (Raphanus sativus L.)
Família: das Crucíferas
Origem: Ásia

Propriedades e apresentação:

Todas as diversas classes de rabanetes que existem possuem abundância de vitaminas, apesar de serem diferentes no tamanho, na forma e na cor.

O suco de rabanete tem um poderoso efeito dissolvente, expulsando do organismo as substâncias venenosas. Por isso, combate eficazmente a tosse convulsa (coqueluche), a icterícia, a rouquidão, o catarro bronquial, e as mucosidades dos pulmões, do estômago e dos intestinos.

Como o suco de rabanete é muito diurético, constitui um ótimo remédio para a hidropisia. Este suco também serve para expulsar os vermes intestinais.

Pode-se preparar o suco utilizando rabanetes cruz ou cozidos. Depois de limpar bem os rabanetes, ralam-se e espremem-se, e então o suco se mistura com mel.

Emprego e utilização da planta:

Os rabanetes também se podem cortar em fatias, acrescenta-se um pouco de água e cozinham-se; uma vez obtido o suco desta maneira, acrescenta-se mel e deixa-se ferver mais um pouco.

Cada hora toma-se uma colherada deste suco, mas nunca junto com as refeições.

Desde a antiguidade o suco de rabanete cru tem desempenhado um importante papel na medicina natural.

Este suco é muito eficaz contra as enfermidades da vesícula biliar, o reumatismo, a gota, os cálculos biliares e renais.

Ainda hoje, muitos camponeses europeus tomam, duas ou três vezes por semana, meia xícara de suco de rabanete, a fim de proteger-se das doenças de vesícula biliar.

O suco de rabanete cru é muito indicado para combater a prisão de ventre crônica.

Neste caso também se pode comer o rabanete cru, ou temperado com um pouco de limão e azeite de oliva.

Está comprovado que a acumulação de substâncias impuras é causadora de 95% de todos os mal-estares crônicos.

E como o rabanete possui elevada percentagem de bases, pode combater com êxito as enfermidades provocadas pela acumulação de ácido úrico e outras substâncias venenosas.

Devido ao seu abundante conteúdo de vitaminas e sais minerais, o rabanete auxilia na boa formação do sangue, fortalece os nervos e conserva a energia vital.

Uso medicinal:

O rabanete é um excelente expectorante natural e estimulante do sistema digestivo, combate o câncer de próstata, câncer de mama, do cólon, cancros do ovário, reduz o colesterol, etc.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


Um comentário: