Recentes

sábado, 19 de outubro de 2019

Repolho - Suas propriedades terapêuticas

Repolho (Brassica oleracea L.)

Nome popular: Repolho
Nome científico: (Brassica oleracea L.)
Família: das Crucíferas
Origem: Região do Mediterrâneo

Propriedades e apresentação:

É um alimento nutritivo e de fácil digestão. Além de conter fósforo, enxofre e ferro, é muito rico em vitaminas A, B, C, D, e E.

Uso medicinal:

O suco de repolho cru é um remédio maravilhoso para úlceras estomacais e intestinais, reumatismo, gota, diabete, enfermidades do peito, asma, dores pulmonares, bronquite, cálculos, etc.

Também purifica o estômago e os intestinos, e fortifica todo o organismo devido ao seu grande conteúdo de vitaminas e ferro.

As folhas de repolho branco, amassadas com uma garrafa ou qualquer outro objeto de forma cilíndrica, podem ser usadas como cataplasmas para curar úlceras, inchações, furúnculos, feridas (mesmo as que são difíceis de cicatrizar), angina, etc. estas cataplasmas acalmam muitas dores, inclusive dores de cabeça, e também são benéficas em casos de varizes, caxumba, queimaduras, cãibras, fraturas, etc.

O chucrute (repolho picado e fermentado) serve para depurar o sangue, e por isso é muito recomendado para os que sofrem de icterícia e anemia.

Também tem efeitos curativos em infecções, prisão de ventre, reumatismo, escorbuto, artrite e gota.

As cataplasmas de chucrute são ótimas para úlceras, feridas e queimaduras.

A água de chucrute pode empregar-se para aplicar compressas na feridas, infecções, etc., e também nos ouvidos, durante a noite, em caso de endurecimento e inflamação dos ouvidos.

Recomendações:

Recomenda-se tomar muitas vezes por semana, sempre em jejum, a água de chucrute, pois fortifica o cérebro, aumenta o ácido úrico e os vermes intestinais.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário