Recentes

sábado, 1 de dezembro de 2018

Figo - Seu uso terapêutico desde as Sagradas Escrituras

Figo (Ficus carica L.)

Nome popular:  Figo
Nome Científico: (Ficus carica L.)
Família: das Moráceas
Origem: Ásia

Propriedades e apresentação:

O figo é uma fruta muito saudável e curativa. As Sagradas Escrituras nos ensinam isto, pois é relatado que o rei Elzequias, achando-se gravemente enfermo e a beira da sepultura, pediu a Deus que lhe prolongasse a vida.

Devido a fidelidade do rei, Deus atendeu seu pedido e ordenou ao profeta Isaías que curasse o rei aplicando-lhe uma cataplasma de figo.

O relato bíblico diz assim: "Naqueles dias adoeceu Ezequias de morte. E o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele, e lhe disse: Assim diz o senhor: Ordena a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Ah Senhor! Sê servido de Te lembrar de andei diante de Ti em verdade, e com o coração perfeito, e fiz o que era reto aos Teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.

Sucedeu pois que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta, e dize a Ezequias, chefe do Meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas, Eis que Eu te sararei; ao terceiro dia subirás a casa do Senhor. E acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade, e ampararei esta cidade por amor de Mim, e por amor de Davi, Meu servo. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e puseram sobre a chaga; e ele sarou." 2 Reis 20:1-7.

Uso medicinal:

O figo é um excelente meio curativo, depurador e fortificante, que deve ser consumido especialmente na época em que há muitos figos frescos, fazendo uma cura de meio jejum.

Durante a cura (que pode durar vários dias) se deve comer somente figos frescos, começando com 1 quilo por dia e aumentando aos poucos essa quantidade até chegar aos 3 quilos diários, para depois diminui-la paulatinamente até findar a cura.

Com esta cura se obtém efeitos benéficos para o sangue, os nervos, o estômago e os intestinos, os tumores internos e externos desaparecem.

Quando não há figos frescos pode-se usar figos secos, que são ótimos para curar a prisão de ventre.

A água de figos tomada pela manhã, em jejum, e a noite, antes de deitar-se, serve para normalizar as funções intestinais.

Para conseguir esta água , lavam-se bem os figos secos, cortam-se, põem-se em molho e deixam-se bem tampados durante a noite; na manhã seguinte, a água de figos está pronta para ser tomada.

Devido ao seu abundante conteúdo de açúcar, o figo seco é um alimento que da energias ao organismo, e por isso é muito adequado para os que precisam fazer uso da força muscular.

Os atletas gregos o consideravam como o alimento mais apropriado para o desenvolvimento das suas forças.

Os carregadores de vários portos turcos usam o figo como alimento fundamental, e muitos camponeses gregos o consomem regularmente nas suas refeições.

O figo seco, junto com algumas frutas frescas, constitui um bom desjejum no inverno. E comido com amêndoas e pão integral, proporciona uma refeição muito nutritiva, por abundância de gorduras, hidratos de carbono e proteínas.

Entre os sais minerais que possui o figo seco, destacam-se o potássio, o cálcio e o fósforo.

Segundo a espécie de figos, encontram-se em maior ou menor quantidade as vitaminas A, B, C e D.
A maior ou menor digestibilidade do figo depende do grau de acidez, da sua porcentagem de celulose e da sua madureza.

O figo bem maduro é mais digestível do que o figo seco.

O figo é muito eficaz nas inflamações do aparelho respiratório.

Devido as suas sementes, o figo é laxante; sua ação estimulante nas fibras musculares dos intestinos é semelhante a que se consegue com a cura de ameixa.

O figo seco, bem moído e usado em cataplasmas quentes, tem um efeito maravilhoso para combater abscessos e furúnculos.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


9 comentários:

  1. Amei eu estou estudado para pregar sobre essa mesma passagem bíblica citada amei saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Shirlei por participar do nosso blog com sua visita.
      Que bom que gostou. Volte sempre. Beijos !!!

      Excluir
  2. OK obrigado amei saber que DEUS continue abençoando VC com esses estudos bem interessante é continue assim.

    ResponderExcluir
  3. Minha mae esta com um tumor no estomago. Estamos administrando figos a ela diariamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +Sueli Castro pesquisa sobre alho e a cebolinha em folhilha para este tipo de de ca!

      Excluir
  4. Deus lhe abençoe sempre muito bom mesmo ajudou muito

    ResponderExcluir