Recentes

sábado, 28 de novembro de 2020

Urucum - Suas propriedades terapêuticas

Urucum (Bixa orellana L.)
Imagem: de JoaoBOliver por Pixabay
Nome popular: Urucum
Outros nomes: Tinta, coloral, açafroa-do-brasil, açafrão-do-brasil, falso-açafrão, colorífico, açafroa, açafrão-da-terra
Nome científico: (Bixa orellana L.)
Família: Bixáceas
Origem: América do Sul

Propriedades e apresentação:

Trata-se de uma árvore lenhosa, ramificada, com folhas persistentes, pecioladas, alternas, cordiformes, inteiras, de cor verde-escura e nervuras muito salientes. Suas flores são grandes, pedunculadas, glandulosas, de cor rosa, contendo numerosos estames e reunidas em cachos terminais. Seus frutos são capsulares, espinescentes, contendo muitas sementes ovoides de cor alaranjada.

Folhas: alternas, pecioladas, cordiformes, acuminadas.

Fruto: de cápsula coberta de espinhos, em 2 cm, contendo muitas sementes vermelhas envoltas numa massa da mesma cor, das quais se faz um pó vermelho e condimentos, chamado “colorau”, muito usado na arte culinária.

Emprego e utilização da planta:

Com suas sementes os índios obtém um corante vermelho usado para pintura do corpo em suas festas e comemorações, além de servir como protetor da pele contra o sol e contra picadas de insetos.

Na culinária obtém-se o colorau que é usada na culinária para realçar a cor dos alimentos.

Também na cosmética é utilizado na confecção de óleo de urucum que é incorporado em cremes, loções cremosas, bronzeador, protetores solares.

Uso medicinal:

Utilizado no combate a gripes e tosses, sarampo encubado, inflamação da boca e garganta, afecções renais, asma e coqueluche.

As sementes do urucum são expectorantes nas moléstias do peito. São recomendadas para diversas finalidades, como afecções do coração, cardite, endocardite, pericardite, etc.

A tinta do urucum é usada como antídoto do ácido prússico, veneno da mandioca.

Parte Usada:

Semente por infusão.

Dose:

10 a 15 gramas em um litro de água.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário