Recentes

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Propriedades da fava

Fava (Vicia faba L.)

Nome popular: Fava
Nome científico: (Vicia faba L.)
Família: das Leguminosas
Porte: cerca de 1 metro

Propriedades e apresentação:

As favas contêm considerável proporção de proteínas de boa qualidade biológica (5,6%), carboidratos sobretudo em forma de amido (7,5%) e poucas gorduras (0,6%).

Entre suas vitaminas destacam-se a B1, (0,17 mg/100g), os folatos (96,3 pg 100g), a vitamina C (33 mg/100g)., aproximadamente a metade do que contém o limão.

O ferro é o mineral  mais abundante nas favas (1,9 mg/100g), quase tanto como a carne. Trata-se do ferro não hem, cuja absorção é potencializada pela presença simultânea da vitamina C.

As favas são recomendadas em caso de anemia hipocroma ou ferropênica (por falta de ferro), assim como na gravidez, na adolescência, no caso dos esportistas e na convalescência de doenças infecciosas ou de intervenções cirúrgicas.

Planta herbácea. Do ponto de vista botânico, o fruto é um legume formado por uma vagem carnuda de cor verde, de 15 a 25 centímetros de extensão, em cujo interior se acham seis ou sete sementes (as favas propriamente ditas).

A humanidade consome favas há milênios. Possivelmente, ela seja a leguminosa cultivada há mais tempo. Pode ser consumida crua quando bem tenra, embora nem sempre seja bem tolerada.

A forma mais recomendada de se consumir as favas são cozidas. O calor e a água inativam as pequenas quantidades de lectinas que possam conter, como as outras leguminosas.

Uma fervura rápida ou cocção a vapor são mais do que suficiente para destruir qualquer toxina e fazê-las perfeitamente digeríveis.

O processo tradicional de conservá-la é a secagem, embora com isso se perca uma boa quantidade de sua riqueza vitamínica (não mineral). As favas secas requerem tempo prolongado de cozimento.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário