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sábado, 24 de maio de 2014

Farelo de trigo - sua importância

Trigo (Triticum aestivum L.)


Farelo de trigo:

Composição: o farelo de trigo contém abundantes proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, embora não sejam bem aproveitados pelos seres humanos, por se encontrarem encerrados entre fibras de celulose que não são digeríveis.

No entanto, o interesse deste farelo não está nos nutrientes que possa fornecer, mas em sua riqueza de fibra, que atinge 42,8%.

A fibra do farelo está constituída por celulose, hemicelulose e lignina (que lhe confere a consistência dura e lenhosa).

Ação fisiológica: produz três ações principais no intestino:

* Retém água e aumenta o volume e peso das fezes. Para cada grama de farelo consumido, as fezes aumentam 2 - 3g de peso.

* Aumenta a velocidade do trânsito das fezes através do intestino.

* Adsorve: isto é, retém e elimina com as fezes - substâncias irritantes, tóxicos, colesterol, sais biliares e cancerígenos que se encontram no intestino.

Vantagens do farelo:

* Compensa a falta de fibra: de uma alimentação baseada em alimentos refinados.

Ainda que seja preferível usar cereais integrais do que consumi-los refinados e depois acrescentar farelo para compensar.

* Evita a prisão de ventre: para que surta efeito devem-se tomar de 20 a 30g diários, ao menos durante uma semana.

* Reduz o nível de colesterol: ainda que o farelo de aveia seja muito mais eficaz para isso.

* Reduz o risco de ter diverticulite: câncer de cólon, doenças coronárias e câncer de mama.

Inconvenientes do farelo:

* Irritação do intestino: devido à dureza que lhe confere a lignina, a fibra do farelo pode ser irritante para a mucosa que cobre o interior do intestino.

Desaconselha-se o uso do farelo em caso de colite e cólon irritável.

* Conteúdo em fitatos: os filatos formam compostos insolúveis como o ferro, o zinco e o cálcio, dificultando a absorção desses minerais no intestino.

- No entanto, quando se consomem cereais integrais cozidos germinados ou fermentados (pão, confeitaria), os fitatos não têm efeitos negativos sobre a absorção de ferro, zinco e cálcio.

Prisão de ventre: o farelo está em contato com o exterior e pode estar contaminado por:

- Pesticidas.

- Metais pesados.

Uso correto do farelo:

* É preferível consumir o farelo em seu estado natural, juntamente com o restante do grão, formando parte do trigo integral e seus derivados.

* Em caso de ingeri-lo isoladamente, insiste-se que não se deve ultrapassar os 30g diários e, se for possível, procedente de cultura orgânica.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


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