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quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Lentilha - Suas propriedades terapêuticas

Lentilha (Lens culinaris Medik)

Nome popular: Lentilha
Nome científico: (Lens culinaris Medik)
Família: Leguminosas
Origem: Asiática

Propriedades:

As lentilhas constituem um alimento concentrado; só 11,2%  de seu peso é formado por água. Isso faz que sejam energéticas.

Elas fornecem 338 kcal/100g. A maior da energia procede das proteínas e dos carboidratos, já que contêm poucas gorduras (menos de 1%).

Com 100g de lentilhas cruas (o suficiente para preparar um prato grande desse legume ou dois pequenos) satisfaz-se boa parte, ou até a totalidade, das necessidades diárias de vários nutrientes para um homem adulto:

* Proteínas (28,1g): mais da metade (53%).

* Fibra (30,5g): cobre praticamente os 125%.

* Vitamina B1 (0,475 mg): quase um terço (32%)

* Vitamina B6 (0,535 mg): mais de um quarto (27%).

* Folatos (433 pg): mais do dobro (216%).

* Magnésio (107 mg): quase um terço (31%).

* Ferro (9 mg): 90%

* Potássio (905 mg): quase a metade (15%).

* Zinco (3,61 mg): praticamente um quarto (24%).

* Cobre (0,852 mg): mais da metade (57%).

Tudo isso em um só prato de lentilhas. Assim não é estranho que Esaú tenha vendido sua progenitura para seu irmão Jacó, o patriarca bíblico, em troca de tão nutritivo prato.

Embora as lentilhas ofereçam uma concentração tão alta desses nutrientes, são deficitárias ou simplesmente carecem de outros:

- ácidos graxos poli-insaturados, devido a não conter gorduras de nenhum tipo;

- provitamina A, vitaminas C e E;

- cálcio;

- vitamina B12 "como todos os vegetais"

O consumo de lentilhas é indicado nos seguintes casos:

* Anemia: pois são boa fonte de ferro, pois aportam 9 mg/100g.

* Prisão de ventre: devido a grande quantidade de fibras da lentilha, até excessiva para alguns intestinos sensíveis, atua como estimulante dos movimentos peristálticos do intestino.

* Diabetes: embora as lentilhas sejam muito ricas em carboidratos, esses liberam lentamente suas moléculas de glicose no intestino e não provocam subida brusca no nível de açúcar no sangue.

Por isso é recomendada para a dieta de diabéticos assim como todas as leguminosas, apesar de haver sido proibida antigamente.

* Aumento do colesterol: a fibra das lentilhas elimina com as fezes o colesterol contido noutros alimentos, assim como os ácidos biliares que servem de matéria-prima para a síntese no organismo.

O consumo de lentilhas é conveniente para quem deseja reduzir o nível de colesterol.

* Gravidez: As lentilhas  tem ferro abundante para evitar a anemia da gravidez, fibra para facilitar a evacuação e folatos em grande quantidade para prevenir as malformações do sistema nervoso do feto.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


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