Recentes

domingo, 21 de maio de 2017

Azeitonas (fonte de saúde) - Suas propriedades terapêuticas

Azeitonas (Olea europaea L.)


Nome popular: Azeitona, Oliva, Oliveira
Nome científico: (Olea europaea L.)
Família: Oleáceas
Origem: Nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo

Propriedades e apresentação:

Sejam nas cores verdes, pretas ou marrons, as azeitonas são a festa de pratos de culinária como empadas, bacalhau, pizza e uma infinidade de outros pratos tradicionais.

Seja pelo toque sutil de beleza que dá aos pratos ou por suas propriedades medicinais, importantes ao organismo humano, as azeitonas fazem a festa dos olhos e do paladar.

Possui alto teor de gorduras monoinsaturadas, que beneficiam o nível de colesterol no sangue, as pequenas suculentas são fonte considerável de vitamina A, cálcio e ferro, tendo baixo teor calórico.

Emprego e utilização da planta:

Indicada para a pele, visão e fortalecimento dos ossos, é a matéria prima do azeite de oliva, produzido a partir de seus frutos.

É um excelente complemento alimentar nas dietas mediterrâneas muito recomendadas para a prevenção de doenças do coração.

Representada por diversas espécies ou variedades, é possível encontrá-las em cores, tamanhos e sabores diferenciados, alterando sua taxa de teor de sódio em algumas espécies.

Observações:

Ao contrário do que muitos acreditam, as azeitonas pretas e verdes não são variedades diferentes e sim a mesma fruta só que em estados diferentes de amadurecimento, ou seja, verde quando verde e preta quando amadurecidas.

Uso medicinal:

Combate os males respiratórios, fortalece o sistema imunológico, fadiga, envelhecimento precoce, fortalece os ossos, combate a prisão de ventre, etc.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário