Recentes

sábado, 10 de abril de 2021

Jambo - Suas propriedades terapêuticas

Jambo (Eugenia sp)

Nome popular: Jambo
Outro nome: Jambeiro
Nome científico: (Eugenia sp)
Família botânica: Myrtaceae
Origem: Índia

Propriedades e apresentação:

O jambeiro é originário da Malásia de onde dispersou para as regiões tropicais da África e América. É encontrado no Brasil nos estados da região Norte, Nordeste e nas regiões quentes do Sudeste.

Rico em proteínas, glicídios, cálcio, fósforo e ferro.

O jambeiro pode atingir até 15 metros de altura e a copa de forma cônica, densa com a ramificação abundante. Sua folha tem coloração verde-brilhante, suas flores são grandes, aromáticas, que podem variar de brancas a róseo-purpúreas de acordo com a espécie.

O jambo rosa, nome científico: Syzygium jambos (L.)Alston (Eugenia jambos), família: Mytaceae, é originário da região da Indonésia e Malásia, de onde foi introduzido nas regiões tropicais americanas e africanas.

É encontrado em diversos estados do Brasil, mas não é cultivado comercialmente. Pode alcançar 20 metros de altura e possui copa densa com formato cônico, folhas opostas, pecioladas, elípticas, grandes e glabras e suas flores apresentam 4 pétalas brancas de 1,5 centímetro de comprimento.

Encontrado em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e diversos tipos de solos, sem problemas de drenagem.

Emprego e utilização da planta:

Utilizado in natura, em forma de compotas, doce em massa, geleias, licores.

Uso medicinal:

Empregado no combate a asma, tosse, bronquite e rouquidão, prisão de ventre, fortalece o sistema imunológico e é diurético.

Fonte de pesquisa: Livros diversos e biblioteca pública.
Texto meramente informativo. Sua visita periódica ao seu médico de confiança é fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário